quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Chocolate!


O chocolate é, sem dúvidas, uma das delícias doces mais apreciadas mundo afora. Aliado perfeito da TPM e das mais terríveis fossas, tal alimento é amplamente consumido por pessoas de qualquer  faixa etária, sexo ou etnia. Verdade seja dita: todo mundo ama chocolate! Mas  o que será que explica essa adoração global?

Bem, portador de aroma e sabor inigualáveis, tal derivado do cacau é, ainda, rico em triptofano. Esse aminoácido estimula, no cérebro, a produção de serotonina, um neurotransmissor  que desencadeia a sensação de prazer. Além disso, o chocolate é extremamente rico em teobromina, um fitoquímico de efeito estimulante. Esses fatores associados justificam o poder afrodisíaco a ele atribuído.

Nutricionalmente falando, o chocolate tem componentes interessantes como: alguns minerais (magnésio, manganês e potássio), vitaminas do complexo B e ácido oleico (um tipo de gordura insaturada que auxilia na redução do colesterol). Este é, ainda, rico em compostos flavonóides, como catequinas, epicatequinas e procianidinas, que atuam como antioxidantes.

Vale ressaltar que a composição varia segundo o tipo de chocolate, sendo os mais saudáveis aqueles de sabor amargo, que têm maior concentração de cacau e menor teor de açúcar. E não se esqueça que tais delicias são altamente calóricas, portanto, aprecie sempre com moderação.


CURIOSIDADE: Os chocolates diet são, em sua maioria, mais calóricos que os convencionais. Isso acontece porque, apesar da não adição de açúcar, estes apresentam maior teor de lipídios (gordura).  (CUIDADO para não confundir diet com light)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post Laíza! é sempre bom lembrar que o chocolate apesar de ser muito gostoso também deve ser consumido com moderação, afinal tudo que é demais, passa...

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a controlar a quantidade, porque senão cairia de boca sem dó! Tomo chocolate diet pó no capuccino caseiro que eu faço. Já alivia bem!

    ResponderExcluir