quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Leptina, o hormônio da obesidade

Ao contrário do que a maioria pensa, o tecido adiposo é muito mais que um depósito de células gordurosas responsável pela estocagem de energia e manutenção da temperatura corporal! Ele exerce uma importantíssima função endócrina, produzindo hormônios como a leptina!


A leptina é um hormônio proteico que age no cérebro inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia. Sua concentração varia de acordo com a quantidade de tecido adiposo. Estudos apontam a existência de vários fatores metabólicos e endócrinos que contribuem para regular a transcrição de seus genes em adipócitos, sendo um bom exemplo a constatação da diminuição da concentração sanguínea do hormônio em resposta a baixos níveis de insulina.

Uma de suas ações mais famosas e importantes é o estímulo da síntese cerebral de anorexígenos, responsáveis pela diminuição da ingestão alimentícia em decorrência do estímulo à sensação de saciedade. Outra propriedade interessante é a de alteração do gasto de energia, que se deve à geração de estimulo da norepinefrina (NOR) e da lipólise no tecido adiposo, levando à termogênese.

Diante disso tudo, você deve estar se perguntando o porquê de engordarmos (afinal, quanto mais gordura, mais leptina) e a resposta reside no fato de que o excesso desse hormônio no sangue gera resistência ao mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário