A doença celíaca é uma patologia auto imune, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten (proteína presente em cereais como o trigo, a aveia, o centeio, a cevada e o malte). Esta afeta o intestino delgado de adultos e crianças predispostos geneticamente e promove uma atrofia das vilosidades intestinais (o que resulta na má absorção de vitaminas, sais minerais, água e nutrientes).
Dentre os diversos e variados sintomas da doença, encontram-se diarréia, fadiga, perda de peso e dificuldades de desenvolvimento (em crianças). Seu tratamento requer uma dieta livre de glúten durante toda a vida e resulta, na maioria dos casos, no desaparecimento dos sintomas (que costuma acontecer em até duas semanas).
Vale ressaltar que o glúten, presente em farinhas, flocos e farelos, é amplamente utilizado na culinária mundial. Como ele não desaparece mediante a cocção,sua retirada da dieta requer empenho! Felizmente, os produtos livres de glúten estão mais difundidos no mercado, facilitando a alimentação de indivíduos celíacos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário