sexta-feira, 27 de maio de 2011

Suplementação esportiva

Atletas e desportistas buscam, cada vez mais, maneiras de potencializar os resultados do seu treinamento muscular.       Com isso diversas práticas, como o uso de esteroides anabolizantes e suplementos, vêm se tornando corriqueiras. Nesse contexto, a suplementação é um método válido, contanto que adequadamente ajustada às necessidades do indivíduo.


Não adianta achar que o consumo indiscriminado de proteínas e carboidratos irá propiciar um milagroso crescimento muscular! Na prática, a suplementação só se justifica mediante real necessidade da mesma. Mas como assim??? Bem, os suplementos são indicados para casos em que a alimentação por si só não é o suficiente para suprir as necessidades nutricionais durante treinos e/ou competições ou, ainda, para quando  necessário suprir as deficiências alimentares nas dietas dos atletas de alto nível, complementar a dieta de indivíduos que não têm condições de, através da alimentação habitual, consumir todos os nutrientes necessários para repor os gastos diários de energia e/ou, em alguns casos, evitar a perda de massa magra em pessoas que passam por restrições calóricas. Caso contrário, os nutrientes consumidos  acabam virando gordura e não músculos.

Lembre-se de que não existe milagre e que a melhor fórmula para um corpo saudável e bonito continua sendo uma alimentação equilibrada associada à atividade física, hidratação e descanso. No que diz respeito aos suplementos, tanto as dosagens quanto sua distribuição ao longo do dia irão variar segundo o individuo e seus objetivos. O nutricionista é o profissional com respaldo legal para a prescrição de suplementação, portanto, não deixe de procurar o seu antes de qualquer medida.


Para ler mais sobre o assunto, clique aqui e aqui.

Um comentário:

  1. Alimentação + treino são a base. Fatores como sono e genética influenciam, claro. Mas não é à toa que suplementos têm esse nome.

    ResponderExcluir