terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cerveja hidrata?



Recentemente realizei uma pesquisa a respeito da cerveja e chamou minha atenção a quantidade de web sites afirmando inadvertidamente que tal bebida hidrata o organismo. A afirmação partia do pré suposto de que, sendo composta por 93% de água, a cerveja teria elevado poder de hidratação, o que é, na verdade, uma conclusão equivocada. Apesar de ser formada basicamente por água, a cerveja é altamente diurética, o que garante uma elevada excreção hídrica. Isso se deve à presença de álcool em sua composição:  para você ter uma idéia, a ingestão de 50g de álcool em 250 ml de água resulta na excreção de 600ml a 1l de água pela urina, ou seja, elimina-se muito mais do que é consumido. Mas por que será que isso acontece?
A explicação está na fisiologia. O álcool inibe a absorção do hormônio ADH, também conhecido como antidiurético ou vasopressina, que é o responsável pela reabsorção renal de água. Para compreender isso melhor, precisamos entender que os sistemas do organismos não funcionam independentemente. Nos rins ocorre a filtragem do sangue que resultará na formação da urina. A regulação desse processo é feita, em parte, pelo sistema endócrino, através de diversos hormônios, dentre eles o ADH. Este, produzido no hipotálomo e armazenado e secretado pela neuro-hipófise, atua nos rins promovendo a reabsorção da água que por ali passa. Quando o álcool inibe sua absorção, ele está impedindo que esta água seja reabsorvida, o que resulta em grande excreção da mesma.
Dessa forma, conclui-se que apesar da composição basicamente hídrica, a cerveja, assim como outras bebidas alcoólicas, promove a desidratação do organismo. Para contornar o problema ingira sempre bastante líquido e não se esqueça de beber com moderação.

Para ler mais sobre a cerveja, clique aqui.


CURIOSIDADE: A falha na secreção e/ou absorção do ADH promove uma doença conhecida como Diabetes insipidus, que, apesar de ser um tipo de diabetes,  não tem nada haver com a glicemia (taxa de glicose/açúcar no sangue).

3 comentários:

  1. É.. Laíza sempre me broxando quando o assunto é cerveja. kkkkkkk Ótimo post, quem avisa amigo é néh! rss

    bjao
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu piro pro seu QI. SDIHASHFDSHI
    Super informativo e, além disso, muito bem escrito. Explicou tudo de forma didática. E, mesmo que alguns não entendam de fisiologia, o essencial está mais que explicado!
    Beber moderamente eu não sei HAHA, mas vou tomar mais água quando estiver bebendo =) Tentar, né.

    ResponderExcluir
  3. Blogueira de primeira!! O seu blog nutri já está bombando! Adorei as enquentes e o post! Eu tbm não sou consumidora de cerveja, mas é bom saber e avisar aos amigos!! rsrsr
    Beijos

    ResponderExcluir