terça-feira, 15 de março de 2011

Transtornos alimentares

Falar de transtornos alimentares virou moda na atualidade. Todo mundo opina um pouco, mas apenas uma minoria compreende as reais proporções do problema. Ao contrário do que muitos pensam, não se tratam simplesmente de doenças da modernidade resultantes de preocupações estéticas. Estas são, na verdade, psicopatologias de etiologia extremamente complexa e cujos relatos datam desde antes da Idade Média. É cabível dizer, entretanto, que a supervalorização da magreza e da beleza são fatores determinantes para o crescente aumento da incidência de tais desordens.
Dentre os principais tipos de transtornos alimentares a anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar são, inquestionavelmente, os mais populares e não é surpresa para ninguém sua prevalência em meio ao publico feminino. Tais distúrbios resultam da combinação de diversos fatores extrínsecos e intrínsecos como: histórico familiar, tendências genéticas, baixa autoestima, ansiedade, bulling, relação distorcida com a comida e inúmeros outros que variam de pessoa para pessoa.
Vale lembrar que transtornos alimentares são doenças sérias cujas complicações podem levar a diversas alterações orgânicas e, até mesmo, morte. Por essa razão, é de suma importância que sejam identificados e tratados o mais cedo possível.



Os próximos posts abordarão as características dos principais tipos de transtornos alimentares. Aguardem!


Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.

Um comentário:

  1. Adorei a sua abordagem de um tema tão disperso na sociedade de hoje! Parabéns!

    ResponderExcluir