sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lei antifumo é aprovada pelo Senado



Segundo o portal de notícias Globo.com,  senadores aprovaram esta semana (22 de novembro) um projeto que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados.

A emenda amplia, ainda, as restrições à propaganda do cigarro, com aumento da advertência sobre os riscos do fumo e prevê aumento na carga tributária do produto, além de fixar preço mínimo de venda do mesmo no varejo.

O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Queijo x Manteiga (notícia)



Os médicos e nutricionistas recomendam há muito tempo que as pessoas evitem a gordura de origem animal para reduzir o colesterol. Mas pesquisadores dinamarqueses dizem que o queijo não é tão ruim, e que provavelmente não deveria ser colocado no mesmo lugar que a manteiga.
Segundo o estudo, publicado no periódicoAmerican Journal of Clinical Nutrition, pessoas que comeram porções diárias de queijo durante intervalo de seis semanas apresentaram menor colesterol LDL, o colesterol "ruim", que aquelas que consumiram quantidades semelhantes de manteiga pelo mesmo período. O grupo liderado por Julie Hjerpsted, da Universidade de Copenhague, realizou a pesquisa com 50 pessoas.

A cada uma foi dada uma dieta controlada e se somou a ela uma quantidade de queijo ou manteiga diariamente. Cada participante foi comparado com ele mesmo, para ser possível acompanhar as mudanças no corpo causadas pelo consumo de alimentos.

Há vários motivos possíveis para a diferença observada. O queijo possui muito cálcio, e se demonstrou que ele aumenta a quantidade de gordura excretada pelo aparelho digestivo. Outra possível explicação é a grande quantidade de proteína no queijo e seu processo de fermentação, duas coisas que poderiam afetar a forma de digestão, comparada à manteiga.

Para Elizabeth Jackson, que é da Universidade de Michigan e não participou do estudo, a pesquisa foi bem feita, mas não muda o que os cardiologistas recomendam. "Queremos que as pessoas tenham uma dieta centrada em grãos integrais e legumes e moderada em gordura - o que inclui o queijo."


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Efeito sanfona

O tão temido efeito sanfona, nada mais é que um processo caracterizado por emagrecimento e ganho de peso consideráveis em intervalos relativamente curtos de tempo.  Este é causado, principalmente, por dietas radicais e falta de informação.

Tudo isso acontece porque as pessoas, em geral, se submetem a períodos de grande privação alimentar, em que a ingestão acaba sendo qualitativa e/ou quantitativamente inadequada. Como consequência, o indivíduo não consegue manter a dieta e acaba cedendo aos antigos hábitos. Essa alternação entre períodos de grandes e pequenas ingestões, acarreta ganhos e perdas de peso em curtos intervalos de tempo, ou seja, o famoso efeito sanfona.




Além da frustração de não conseguir manter o peso, ele também gera flacidez, estrias e possíveis danos à saúde! No final das contas, só uma bem orientada e permanente mudança de hábitos permite que os resultados não só sejam alcançados, com, também, duradouros.