terça-feira, 14 de junho de 2011

Alimente-se bem, durma melhor!


Modificações simples na dieta são capazes de melhorar sensivelmente a qualidade do sono. Confira algumas dicas acerca do que preferir e do que evitar e dê adeus à insônia de uma vez por todas:

Prefira

Ø  Carnes brancas, como peixes e aves, ao invés de carnes vermelhas, como a bovina, que possui uma combinação de aminoácidos que  favorece uma descarga de adrenalina, prejudicando o descanso do corpo.

Ø  Preparações mornas e com pouco volume, como caldos, sopas e mingaus. Estas irão aumentar o fluxo sanguíneo gástrico, reduzindo o cerebral e facilitando o sono.

Ø  Leite morno, pois ele possui triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor  que desencadeia a sensação de prazer.

Ø  Alimentos ricos em carboidratos, como cereais e pães, (em doses moderadas, é claro!) Afinal, estes também  induzem a produção de serotonina. Uma dica é dar preferência aos integrais, que conseguem fazer uma liberação mais regular da serotonina, que permancerá por mais tempo na corrente sanguínea.

Ø  Maracujá, que possui propriedades calmantes, ajudando a relaxar e, consequentemente, dormir melhor.

Ø  Chás descafeinados, como erva-doce, camomila, erva-cidreira e hortelã.


Evite

Ø  Alimentos a base de cafeína, como refrigerantes do tipo cola e café, afinal, tal substância tem efeito estimulante, dificultando o sono.

Ø  Bebidas alcoólicas, pois estas podem  promover o  relaxamento de estruturas da região da faringe e palato mole, comprometendo a respiração e causando roncos e interrupções no sono. 

Ø  Comer em grandes quantidades durante a noite, uma vez que, nesse período, o metabolismo do corpo se torna mais lento, fazendo com que excessos causem desconforto abdominal, o que atrapalha a tranquilidade do sono.

Ø  Excessos proteicos, como carnes bovinas e suínas, que possuem aminoácidos que competem com o triptofano, impedindo a formação da serotonina.

Ø  Alimentos estimulantes, como chocolate, guaraná, chá preto e chá matte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário