Modificações simples na dieta são capazes de melhorar sensivelmente a qualidade do sono. Confira algumas dicas acerca do que preferir e do que evitar e dê adeus à insônia de uma vez por todas:
Prefira
Ø Carnes brancas, como peixes e aves, ao invés de carnes vermelhas, como a bovina, que possui uma combinação de aminoácidos que favorece uma descarga de adrenalina, prejudicando o descanso do corpo.
Ø Preparações mornas e com pouco volume, como caldos, sopas e mingaus. Estas irão aumentar o fluxo sanguíneo gástrico, reduzindo o cerebral e facilitando o sono.
Ø Leite morno, pois ele possui triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que desencadeia a sensação de prazer.
Ø Alimentos ricos em carboidratos, como cereais e pães, (em doses moderadas, é claro!) Afinal, estes também induzem a produção de serotonina. Uma dica é dar preferência aos integrais, que conseguem fazer uma liberação mais regular da serotonina, que permancerá por mais tempo na corrente sanguínea.
Ø Maracujá, que possui propriedades calmantes, ajudando a relaxar e, consequentemente, dormir melhor.
Ø Chás descafeinados, como erva-doce, camomila, erva-cidreira e hortelã.
Evite
Ø Alimentos a base de cafeína, como refrigerantes do tipo cola e café, afinal, tal substância tem efeito estimulante, dificultando o sono.
Ø Bebidas alcoólicas, pois estas podem promover o relaxamento de estruturas da região da faringe e palato mole, comprometendo a respiração e causando roncos e interrupções no sono.
Ø Comer em grandes quantidades durante a noite, uma vez que, nesse período, o metabolismo do corpo se torna mais lento, fazendo com que excessos causem desconforto abdominal, o que atrapalha a tranquilidade do sono.
Ø Excessos proteicos, como carnes bovinas e suínas, que possuem aminoácidos que competem com o triptofano, impedindo a formação da serotonina.
Ø Alimentos estimulantes, como chocolate, guaraná, chá preto e chá matte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário