Há em média 3 milhões e meio de fios de cabelo em uma pessoa adulta e estes crescem, em média, 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Além da sua inquestionável importância estética (uma vez que dá forma e valoriza rosto), os cabelos também funcionam como isolantes térmicos, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. São, ainda, indicativos da presença de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.
Os cabelos são feitos de proteínas (queratina), lipídeos (ceramidas), açúcares e minerais (cobre, zinco, enxofre,ferro) e crescem por meio do acúmulo de proteínas em sua base. Assim sendo, para que fiquem saudáveis e bonitos, eles precisam de nutrientes específicos. A deficiência na ingestão desses nutrientes resulta em fios finos, opacos, quebradiços e ressecados, além de alterações na cor e prejuízos em seu crescimento. Isso acontece porque, em situações de privação, os órgãos vitais são priorizados e os cabelos são os primeiros a sofrer com a falta dos nutrientes.
Para garantir cabelos belos e saudáveis, a dica é investir em uma alimentação equilibrada tanto em quantidade quanto em qualidade, além de investir uma boa hidratação! Assim, ingira adequadamente alimentos fonte de vitaminas (A e E), ácidos graxos essenciais, magnésio, enxofre, zinco, cálcio, potássio e ferro, utilize um bom tratamento hidratante e dê adeus aos cabelos quebradiços e opacos!
Não tem jeito! Para ser bonita, alimentação de qualidade, sempre!
ResponderExcluir