sexta-feira, 15 de julho de 2011

Chocolate dá espinha?

Segundo as crenças populares, o consumo de chocolate está relacionado ao aparecimento de acnes. Mas será que essa teoria tem fundamento?



A resposta é NÃO! Ao contrário do que muitos pregam, não existe nenhum estudo científico que comprove a associação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de espinhas! A acne é uma doença inflamatória da pele e ocorre em decorrência de uma obstrução do canal de secreção da glândula sebácea, causada pelo aumento da produção de sebo. Esse aumento é uma consequência da elevação dos níveis de hormônios sexuais e ocorre, principalmente, na adolescência.

Como a secreção desses hormônios está ligada a aspectos emocionais e o chocolate é, muitas vezes, consumido para aliviar estados de tensão e/ou ansiedade, uma possível explicação é que o aparecimento de cravos e espinhas, se deve à alteração hormonal desencadeada por condições de estresse e não ao consumo do chocolate em si!!!

Essa é, sem dúvidas, uma ótima notícia aos chocólatras de plantão! Só não se esqueçam que, apesar das inúmeras características positivas, o chocolate continua sendo rico em gorduras e calorias, portanto, consuma com moderação!

Um comentário:

  1. O chocolate tem sido absolvido de várias acusações, ultimamente. Pontos para esta delícia, que como já sabemos, deve ser preferencialmente o amargo, em detrimento ao chocolate ao leite e principalmente o branco!

    ResponderExcluir