sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Notícia: nova proteína associada à obesidade é descoberta


­­­­­­Como foi visto no post anterior, a leptina é um hormônio produzido nos adipócitos e responsável pelo aumento do gasto energético e da saciedade, sendo que, a resposta do corpo a ela diminui em pessoas obesas ou com sobrepeso, em decorrência do desenvolvimento de resistência à substância.

A novidade é que uma recente pesquisa publicada no periódico americano Cell Metabolism e realizada, na Austrália, pela Universidade de Monash, com auxílio de colaboradores dos Estados Unidos, identificou uma nova proteína que inibe o hormônio leptina no cérebro. Testes em camundongos revelaram que a mesma torna-se mais abundante com o ganho de peso, aumentando a resistência à leptina e apressando a progressão da obesidade mórbida.



Antes do grupo identificar esta nova proteína inibidora, duas outras já eram conhecidas, constando-se, ainda, que esses três reguladores negativos do hormônio produzem efeitos em diferentes estágios. Tudo isso esclarece um círculo vicioso em que, à medida que a pessoa fica obesa, a resistência à leptina torna o processo de perder peso cada vez mais difícil.

O estudo também mostrou que o ganho de peso foi amplamente evitado em camundongos geneticamente modificados que tiveram dois dos reguladores negativos eliminados do cérebro. A partir daí, os pesquisadores passarão a realizar outros testes para determinar o que acontece quando as três proteínas são neutralizadas, e descobrir se isso é o suficiente para evitar a progressãoda obesidade.


Um comentário: